sábado, 9 de janeiro de 2010

O Astrônomo Azarado


Em seu livro Viagem ao Céu, o grande escritor brasileiro Monteiro Lobato conta uma história engraçada. É um caso que aconteceu realmente com um astrônomo azarado.
Existia no séc. XIX um cometa chamado Biela, que cortava os céus do nosso planeta a cada seis anos e meio. Mas, em 1846, aconteceu algo que não estava no programa: o cometa dividiu-se em dois! Cada um dos novos cometas seguiu então sua própria órbita, embora paralelas. Entretanto, um deles foi se afastando do outro gradativamente: passado um mês, estava 60 000 léguas
(300.000Km atualmente) na dianteira do parceiro. Quando os dois foram de novo avistados da Terra, seis anos e meio depois, já estavam a 500 000 léguas um do outro.
Os dois cometas irmãos ficaram muito tempo desaparecidos, mas no dia 27 de novembro de 1872 voltaram. Só que estavam mudados: agora haviam-se transformado em milhares de meteoritos brilhantes disparando sempre pela mesma trajetória no espaço. Os dois cometas tinham-se fragmentado completamente, passando a cruzar os céus transformados em poeira de estrelas. Os astrônomos da época chegaram a contar 160 000 pedaços do ex-cometa passando pelo firmamento terrestre naquela noite de 1872.
Para os astrônomos, aquele era um espetáculo dos deuses. E foi aí que aconteceu o tremendo azar do astrônomo Flammarion e , na ocasião, achava-se em Roma, recuperando-se de malária. Seu tratamento exigia que ele se deitasse bem cedo, diariamente. E na noite da "poeira de estrelas" , 27 de novembro, ele se deitou às 6 da tarde . . .
Uma hora depois iniciou-se a deslumbrante passagem dos mini-cometas, o que durou seis horas, terminando à uma da madrugada. E o nosso astrônomo dormindo o tempo todo, fechado em seu quarto! Ninguém o avisou porque estavam todos fascinados pelo espetáculo celeste. Quando acordou, o pobre Flammarion ficou p#to! Obs: foto e texto retirados por mim do meu livro "Biblioteca do escoteiro mirim" de Walt Disney.

4 comentários:

  1. Percebi que realmente você ta levando a sério isso aqui. Essa história foi muito interessante. Ta de Parabéns! =D

    ResponderExcluir
  2. Ousado o seu projeto, mas eu estou gostando do resultado, parabens e boa sorte!

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante a história, pobre Flammarion rsrsrs.Tá de parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir